Dor no ouvido no avião? Saiba como amenizar o problema

Sentir dor no ouvido durante uma viagem de avião é mais comum do que se pensa, mas pode ser evitado segundo algumas dicas simples.



Viajar de avião pode ser uma experiência incrível, proporcionando a oportunidade de explorar novos destinos e culturas. No entanto, um problema comum que muitos passageiros enfrentam é uma insistente dor no ouvido, especialmente durante a hora da decolagem e do pouso. Mas nem sempre o problema afeta todas as pessoas e é possível usar estratégias para driblar o incômodo. Este artigo explica o porquê isso acontece e dá dicas para lidar com o problema.

A dor no ouvido durante voos é causada por mudanças na pressão atmosférica. A estrutura do ouvido humano é composta pelo ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno. A trompa de Eustáquio, um pequeno canal que conecta o ouvido médio à parte posterior do nariz e garganta, é responsável por equilibrar a pressão entre o ouvido médio e o ambiente externo.

Durante a decolagem e o pouso, a pressão atmosférica muda rapidamente. Quando a aeronave sobe, a pressão externa diminui e, quando desce, a pressão externa aumenta. Se a trompa de Eustáquio não conseguir equalizar a pressão rapidamente, ocorre um desequilíbrio de pressão entre o ouvido médio e o ambiente, resultando em dor ou desconforto.

Além da dor, outros sintomas que podem acompanhar o desequilíbrio de pressão, como: sensação de ouvido tampado, zumbido, audição reduzida temporariamente e tontura. Em casos raros pode ocorrer náusea e dores de cabeça. Felizmente, existem várias estratégias que podem ajudar a minimizar a dor nos ouvidos durante um voo. Abaixo listamos algumas delas:

1. Mascar chiclete ou chupar uma bala Mastigar chiclete ou chupar balas durante a decolagem e o pouso pode estimular a abertura da trompa de Eustáquio. A ação de mastigar e engolir estimula a musculatura ao redor desse canal, facilitando a passagem de ar e o ajuste da pressão interna do ouvido à pressão externa.

2. Bocejar
Bocejar é uma forma natural de abrir a trompa de Eustáquio. Durante as fases críticas do voo, tentar bocejar pode ajudar a aliviar a pressão nos ouvidos.

3. Método de Valsalva O método de Valsalva envolve deve tampar as narinas com as mãos, fechar a boca e soprar sem deixar o ar escapar, mantendo a pressão por um período de 10 a 15 segundos e, em seguida, expirar suavemente. Isso força a abertura da trompa de Eustáquio e ajuda a equalizar a pressão. No entanto, é importante expirar suavemente para evitar danos ao ouvido.

4. Uso de Descongestionantes
Evitar pegar avião com o nariz entupido é importante porque a congestão nasal impede a trompa de Eustáquio de funcionar adequadamente. Para aqueles que sofrem de alergias ou estão resfriados, o uso de descongestionantes pode ser útil. Spray nasal pode ajudar a manter a trompa de Eustáquio aberta, facilitando a equalização da pressão. No entanto, vale lembrar que o uso prolongado e sem orientação médica desses medicamentos prejudica a saúde.

5. Manter-se Hidratado Beber bastante água antes e durante o voo ajuda a manter as membranas mucosas hidratadas, o que pode facilitar o funcionamento de todo o sistema respiratório, incluindo o da trompa de Eustáquio.

6. Usar protetores Auriculares com Filtro de Pressão
Existem protetores auriculares especiais projetados para ajudar a regular a pressão nos ouvidos. Esses dispositivos podem ser particularmente úteis para pessoas que frequentemente experimentam dor nos ouvidos durante voos. Lembre que se você está resfriado ou sofre de uma infecção no ouvido, é aconselhável evitar voar, se possível. A congestão nasal e a inflamação das vias aéreas superiores podem dificultar a equalização da pressão, aumentando o risco de dor severa nos ouvidos. Em casos de extrema necessidade, consulte um médico antes de viajar para obter recomendações e possíveis medicamentos para aliviar o desconforto.

Algumas pessoas podem sentir a sensação de ouvido tampado, mesmo após a decolagem. Isso pode durar por algumas horas. Tente bocejar, tomar pequenos goles de água e fazer a manobra de Valsava descrita acima algumas vezes, Se o problema persistir por mais de dois dias, é importante procurar ajuda médica. Isso porque a mudança de pressão pode causar lesão aos tímpanos e até perda auditiva.

Vale ressaltar que em caso de dor intensa ou outros sintomas, o médico deve ser consultado. As dicas usadas aqui se aplicam para todas as idades e podem ajudar a evitar a parte chata de viajar de avião. Com essas dicas, você pode aproveitar suas férias com mais conforto e menos dor no ouvido. Divirta-se!
/Galeria de Imagens
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong